As tecnologias quando utilizadas de maneira contextualizada e previamente inseridas no Projeto Político Pedagógico da escola, só tendem a acrescentar e tornar mais significativa a aprendizagem do educando, pois elas nos levam a uma educação além dos muros da escola, através das salas informatizadas e consequentemente a internet, os educandos sentem-se agentes deste mundo globalizado.
As tecnologias são parte da nossa vida: no banco, no supermercado, no correio e , inclusive na escola e em nossa casa. Elas trouxeram muitas mudanças, agilidade, praticidade, inovação... Também trouxeram consigo novos problemas e outra forma de exclusão para grande parte da população que tem dificuldades em lidar com tantas novidades.
Vamos refletir sobre a televisão, uma tecnologia presente há décadas na humanidade. O uso da TV é muito familiar. Mesmo nas casas mais humildes ela está presente e ocupa um espaço importante como meio de comunicação, informação e entretenimento.Será que tudo que ela veicula é necessariamente positivo, verdadeiro e educativo? É importante debatermos este tema e formarmos opinião a respeito.
Vamos refletir e trocar ideias?
Como Pais:
- Quais programas deixamos nossos filhos assistirem?
- Quais são realmente educativos?
- Quais não são aconselháveis? Por quê?
- Seu filho assiste filmes? Quais?
- O que as crianças aprendem assistindo, na sua opinião?
- Como o uso da televisão, dos filmes infantis e outras tecnologias que envolvem som e imagem pode auxiliar no processo pedagógico?
- Como escolher entre tantas opções?
- Como trabalhar e realizar intervenções pedagógicas a partir desta estratégia?
- Destaque aspectos positivos e negativos em relação à televisão e outros meios tecnológicos que a sua escola possui.