Sejam todos muito Bem Vindos ao nosso blog. Neste espaço teremos a oportunidade de trocarmos ideias com a comunidade escolar.
RSS

terça-feira, 23 de março de 2010

Educação e Tecnologia






As tecnologias quando utilizadas de maneira contextualizada e previamente inseridas no Projeto Político Pedagógico da escola, só tendem a acrescentar e tornar mais significativa a aprendizagem do educando, pois elas nos levam a uma educação além dos muros da escola, através das salas informatizadas e consequentemente a internet, os educandos sentem-se agentes deste mundo globalizado.

As tecnologias são parte da nossa vida: no banco, no supermercado, no correio e , inclusive na escola e em nossa casa. Elas trouxeram muitas mudanças, agilidade, praticidade, inovação... Também trouxeram consigo novos problemas e outra forma de exclusão para grande parte da população que tem dificuldades em lidar com tantas novidades.


Vamos refletir sobre a televisão, uma tecnologia presente há décadas na humanidade. O uso da TV é muito familiar. Mesmo nas casas mais humildes ela está presente e ocupa um espaço importante como meio de comunicação, informação e entretenimento.Será que tudo que ela veicula é necessariamente positivo, verdadeiro e educativo? É importante debatermos este tema e formarmos opinião a respeito.

Vamos refletir e trocar ideias?

Como Pais:

  • Quais programas deixamos nossos filhos assistirem?
  • Quais são realmente educativos?
  • Quais não são aconselháveis? Por quê?
  • Seu filho assiste filmes? Quais?
  • O que as crianças aprendem assistindo, na sua opinião?
Enquanto Professores:
  • Como o uso da televisão, dos filmes infantis e outras tecnologias que envolvem som e imagem pode auxiliar no processo pedagógico?
  • Como escolher entre tantas opções?
  • Como trabalhar e realizar intervenções pedagógicas a partir desta estratégia?
  • Destaque aspectos positivos e negativos em relação à televisão e outros meios tecnológicos que a sua escola possui.

Que sejamos abertos a inovação!

Professoras: Anete e Cenelândia

21 comentários:

Adriana disse...

Com certeza as tecnologias precisam estar adequadas a realidade e contextualizadas, para que haja um apredizado efetivo.Parabéns pelo blog meninas!

Adriana Gatti disse...

Parabéns pela idéia do blog,assim do meu trabalho posso acompanhar ainda mais os trabalhos do CEI Estrelinha que minha filha frequenta.
Acredito que nós pais devemos estar sempre vigilantes nos programas de tv que nossos filhos assistem pois eles ainda não separam a vida real da ficção,e no momento de formação em que estão,tudo fica muito confuso na cabecinha deles,cada coisa tem seu tempo.Lá em casa minhas meninas tem horario para ver tv,são programas e filmes escolhidos por nós pais ,a noite no horario do jornal e novelas faço atividades com elas como desenho ou brincadeiras até a hora de dormir.Os jornais só mostram tragédias,roubos e mortes,e as novelas tem muita apelação sexual,não será bom que elas assistam tais programas.Então é isso no momento que nos tornamos pais assumimos o compromisso de educar e criar nossos tesourinhos da melhor maneira possivel,cuidando e amando muito!!!

Anete M. Carvalho disse...

Adrianas,
Vocês fazem excelentes colocações!

Karina disse...

Olá!!!
Parabéns pelo trabalho meninas!!!!
Bjssssssssssss

Robson de Carvalho disse...

A realidade da televisão para nossos filhos é reflexo de nossos valores. Permitiremos que eles assistam aquilo que achamos que "não há problemas", pois estão vinculados com aquilo que imaginamos como certo ou errado. Se meus valores são liberais, permitirei um tipo de linha de programas, se sou conservador, outro tipo. Mas, aí chegamos a uma encruzilhada: O que realmente é melhor para nossos filhos? Creio que a avaliação disso, colocando na balança a realidade de nossa sociedade, nos dará uma linha de programas que farão de nossos filhos serem cidadãos que os levem a pensar por si mesmos e, não, por nossas escolhas pessoais

Angela Anchieta disse...

Parabéns pelo blog.... Qto a tvs... em nossos dias a programa de certos canais estão mtos apelativos.... Em casa prefiro colocar filmes tipo.. tom e jerry, cocoricó.... do q deixar assitirem principalmente novelas..rsrsrsrs... Na educação acho que é um veiculo que deve ser usado sim.... ja que temos mtos videos educativos... bjsss.

karina disse...

Pois bem,temos hoje em nossos Centros de Educaçao Infantil o recurso da televisão, que conforme a condução do trabalho do professor, a escolha do filme, o tema a ser desenvolvido e adequado a idade da criança, só vem a acrescentar ao desenvolvimento do tema; sendo que é mais divertido aprender através de instrumentos alegres, coloridos e que estão em movimento, sempre associados a música.Reforçando, que sempre o filme deve ser utilizado, na minha opinião, com um objetivo.
Outra atividade que acredito ser interessante para a criança é a visita a sala informatizada, onde ela tem o contato com os computadores, e além de realizar atividades pedagógicas,desenvolve a sua coordenação motora, pois trabalhar com o maouse é um desafio para os pequenos, mas com algum treino já ficam aptos a desenvolverem o roteiro sosinhos.
Uma experiência que tive em minha sala de aula, foi levar o notbook para apresentar algumas histórias para as crianças, sendo mais uma forma para a contação, além do livro de papel.
Acredito que se o professor souber utilizar todas estas feramentas tecnológicas, em prol do aprendizado da criança, o trabalho vai ser mais rico e interessante.
Bjsssssssssssss

Anônimo disse...

Leandro

Nos dias atuais a cada dia se desenvolvem varias atrativos para as crianças ficaram em frente a televisão. Programas, Desenhos entre outros. Na sua Maioria fazem incentivos a violëncia nais quais estão agregadas a ela roubar, mentir, brigar etc. Deveria existir mais programas aos quais as crianças venham aprender, desenvolver suas mentes para coisas que realmente lhes tragam beneficios futuros.

Marciana disse...

Muito legal o Blog...
TV, se soubermos utilizar dá para tirar bom proveito, pois tem muitos programas educativos. Depois que tive minha filha, mudou muito os programas de TV em casa, as vezes até reclamo que não dá mais nem pra assistir uma novela ou um jornal, pois minha filha quer assistir aos desenhos que temos em DVD ou então encontro em alguns canais da TV mesmo. Mas analisando melhor, novela é muito pouca cultura e educação que passa e os jornais ultimamente tem muita violência.

Marlete disse...

Parabéns meninas pela iniciativa do blog, excelente maneira de discutir o assunto, todos os dias somos bombardeados com informações nos meios de comunicação, principalmente a tv, onde as crianças tem mais acesso, pais e responsáveis devem estar atentos com os programas exibidos, faixa etária, pq criança tem muita rapidez para assimilar o que veem, portanto, vamos utilizar essa tecnologia em prol do aprendizado de nossos pequenos. Valeu!

Rose disse...

Os programas infantis na TV deveriam ser um meio de auxiliar na educacao de nossos, mas temos que ter muito cuidado com o que deixamos eles assistirem. O que mais deixo ver e o discovery kids que tem informacoes educativas e observo que meu filho mais velho (8 anos) repete assuntos sobre meio-ambiente e outras coisas que passa no programa. Embora assistam TV nao dispenso o uso de brinquedos educativos, livros etc, que alem de incentivar o raciocinio, superam o uso da TV.

Luciane disse...

Os programas de tv deveriam estar interligados com o mundo infantil pois é nossas crianças que estão em contato diario com a tv.
Ja no Centro de Educação Infantil Estrelinha as professoras utilizam da TV como recurso pedagogico onde as crianças utilizam de forma educativa, prazerosa tendo como exemplo no seu dia.

Anete Müller Carvalho disse...

Colegas,
Há muito para se dizer sobre esta temática. Jamais iremos esgotá-lo. A televisão está ocupando um espaço bem privilegiado na maioria dos lares. Pouco tempo sobra para as pessoas interagirem enquanto família. Quando ainda nos visitamos, assistimos a TV.

Temos nela um excelente mecanismo, mas nós é que temos o controle na mão. Ou será que a TV nos mantém controlado? Temos conseguido discernir e utilizado as tecnologias a favor da qualidade de vida, na promoção humana, ou temos contemplado pacificamente o que nela é veiculado, contribuindo para a manutenção desta sociedade tão desigual, altamente exclusiva. Será que a televisão é um meio apolítico e ideologicamente neutro? Sabemos que não. Então, precisamos aprender a ler o que não está escrito, a ouvir o que não é falado e, porque não, dizer o que deve ser dito e ninguém tem coragem de articular. Esta difícil lição devemos ensinar a nova geração. Ao contrário, somente esta única mídia será capaz de dominar uma nação. Pense nisso!

Anete disse...

Amigos,
nosso blog continua aberto e as discussões também. Parabenizo todos que fizeram suas valiosas colocações. Acredito que todos os debates, inclusive neste modelo, favorecem a reflexão e, consequentemente, podem mudar nossa postura frente a realidade em que vivemos. Quero encorajar a todos que ainda não conseguiram expor seu ponto de vista, a fazê-lo. Assim também se produz conhecimento e cultura. Participe quando quiser!

Cenelândia disse...

Gostaria de iniciar agradecendo a todos que visitaram e deixaram suas opiniões aqui no nosso blog, sabemos da importância da tecnologia que vem avançando cada vez com mais rapidez. Os pais por sua vez devem estar atentos e usufruir da melhor maneira os benefícios dessas tecnologias.

Esteja convidado a estar sempre visitando esse espaço que foi criado para refletirmos sobre nossos anseios e trocarmos experiências, entre professores e pais, sendo que estamos todos juntos na missão que é a de educar e ensinar as nossas crianças.
Este espaço também é seu!

Unknown disse...

PARABÉNS PELO BLOG .
Quanto âs tecnologias, acreditos que elas sejam importantes no apredizado de nossos filhos, porque estão ai e devem ser usadas, porém é importante enfatizar que toda tecnologia é um meio de apredizagem e não um fim,
e deve ser usado como tal,por que nada substitui o carinho, a atenção e a responsabilidade, que são essenciais às crianças.
Podemos usar as diversas tecnologias a fim de desenvolver aspectos cognitivos das crianças mas, aspectos morais são passados de pessoa â pessoa
Toda tecnologia é necessária (televisão, computadores, internet etc) desde que usada na medida certa.

ALESSANDRA DE SOUZA PROFESSORA E MÃE DA ALUNA ISADORA S. DUTRA DO CEI ESTRELINHA

cirlei disse...

Ola meninas!!!
Parabéns pelo blog.
É mais uma conquista com sucesso, dando oportunidade de integrar escola, família e comunidade de um trabalho que interessa a todos.
Como vocês bem Colocaram as tecnologias hoje fazem parte de nossas vidas.
E isso não tem como negar, principalmente na nova geração, onde a maioria não sabem mais viver sem celular, CD, TV, DVDs Etc....
Eu como mãe e educadora, acredito que, nos temos o dever de controlar, o que as crianças estão assistindo.
Por que a mídia não vai fazer isso... É-nos que devemos colocar quais os tipos de programação e horários para crianças.
Saber também quais são os programas que estão entrados em casa e inocentemente sendo assistido pelas crianças . Precisamos dar um pouco mais de atenção e se possível assistir junto a ela , pois mesmo os programas aparentemente inocente tem um grau de agressidade, sensacionalismo , consumismo,distorção de valores ,fundamentais na formação das crianças. Por isso digo cabe a nos o controle e acompanhamento do tipo de informação que deixamos que as crianças tenham acesso por que elas ainda não conseguem fazer uma distinção entre a fantasia e a realidade.
Nos mesmos somos tomados diariamente por imagens e informações diversas, que não processamos a tempo para um questionamento sobre a influencia que a televisão tem sobre nos e nossa família.
Fica ai uma reflexão, para pensarmos...

Anete disse...

Cirlei,
também penso nesse sentido. A criança pequena nao consegue, por si só, escolher o que é o melhor. Precisa ser ensinada a fazer isso e, esse ensinamento não é uma tarefa simples e de curto prazo. Até mesmo os adultos tomam, na maioria das vezes, uma posição de acomodação diante das mídia. Precisamos desenvolver senso crítico diante delas.

Aline Morganti Pinto disse...

parabéns pelo blog, acho otima esta ferramenta de comunicação.A utilização da tecnologia, principalmente a informática, em nosso cotidiano é uma condição necessaria, sendo que nos como educadores e formadores devemos orientar a melhor maneira de usufruir dos meios.
bjsss
visitem o blog da APAE
apaefraiburgo.blogspot.com

Cenelândia disse...

Aline,

Obrigada pela sua visita,com certeza essa é uma ferramenta muito útil na interação entre professores, pais e alunos.Já vistei o blog da APAE, você está de parabéns,o blog está muito bonito!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog e também pelo trabalho que realizam com os alunos.
Beijos, Salete (APAE). Quando puderem, visitem o saedefbgo.blogspot.com

Postar um comentário